Feeds:
Posts
Comentários

“Você lê primeiro no meu novo blog, vai lá clique aqui“

De repente algo vira moda ou uma pessoa cria fama! O livro Harry Potter tornou-se um fenômeno quando uma garotinha inglesa, fez uma resenha sobre o livro em uma pequena rede social para adolescentes! O que fez pessoas a se organizarem e sairem as ruas no Irã? Porque um técnico de futebol e seu twitter ghostwritter é seguido por torcedores de todos os times?

Musica, literatura, celebridades, culinária não precisam mais de um crítico ou uma voz! Na verdade antes os fenômenos era gerados pela grande mídia, agora a grande mídia é guiada pelas redes sociais! Madonna é famosa pelo seu talento, ou por pitadas de sorte?

Observe o BBB10! Lá existe o Sr Orgastic um famoso no fotolog, a @Twittess famosa no microblogging e a dançarina Lia Key e seu vídeo visto por quase 2,5 milhões de pessoas, intitulado Rebolation. Sim, vivemos a era da instantaneidade, da sociedade imediatista e dos 15 segundos de fama!

Pesquisadores da democracia das redes sociais, pesquisam como a internet potencializou o comportamento das ovelhas, ou seja pensamentos únicos!

Linhas acadêmicas como GroupThink são as fronteiras do conhecimento da comunicação social nesta era! O sociólogo Robert Merton foi o primeiro a estudar o comportamento em rede com este enfoque e em 1949 cunhou o termo “profecia auto-realizável” com nuances de sociologia da ciênciacomunicação de massagrupo de referência.

Duncan Watts (autor do livro “Six Degrees: The Science of a Connected Age” – e  Matthew Salganik cientistas do Yahoo! e da Universidade de Columbia fizeram um experimento com 12.900 pessoas:

– Criaram um site para baixar músicas

– Colocaram 48 músicas desconhecidas

– Pediram para os pesquisados escutarem e darem notas para as músicas

– Todos poderiam ver o ranking das músicas

O resultado? 50% do resultado comprovou que as músicas mais baixadas eram por critérios de qualidade e gosto musical e 50% pela pressão social, ou seja sorte!

Resumindo: Madonna poderia estar trabalhando como garçonete!

E você, vai correr em bando como fazem as lindas ovelhas? Ou ser como os gatos independentes, jogando bolos na cahorrada? 😉 Pense!

Como escreveu Clive Thompson na revista wired “Será emocionante perceber em “múltiplos mundos” como evitaremos uma corrida para sacar dinheiro no banco, que a sociedade acredita que irá falir, evitar o colapso de uma moeda ou deixar de criar Ícones da idiocrascia. Como?

Estes assuntos você poderá discutir na 6º Edição do curso de “Ações inovadoras em comunicação digital” na ESPM. Veja detalhes aqui! Te Espero lá! 😉

Inpirado pelo em Clive Thompson da Revista Wired no artigo intitulado “How Group Think rules What we like”

Em Outubro do ano passado, todas as sexta eu embarcava para Porto Alegre! Para Passar um dia inteiro com inventivos criativos da “Escola de criação da ESPM de Porto Alegre”

A colaboradora do blog da Escola de criação Luiza Piffero, fez uma cobertura de como foi a minha primeira aula ao qual reproduzo abaixo!

Fica a dica e vá lá no excelente blog da escola e descubra as inovações da publicidade mundial, clique aqui.

Se você quiser fazer este curso em São Paulo, em 9 aulas abriremos a sua cabeça na 6º Edição do Ações inovadoras na ESPM de São Paulo, começa dia 09 de Março, Veja a programação aqui!

Entrevista para o Blog da Escola de Criação.

Uma aula com Gil Giardelli é como navegar pela internet, mas com a melhor bússola possível. Ele vai conduzindo os alunos por dezenas de sites  numa progressão ordenada que, ao fim, somente convence todos de que o potencial da web é mesmo incrível. No último sábado, Gil – referência neste assunto no Brasil – inaugurou o curso  Ações Inovadoras em Comunicação Digital.

Um aspecto interessante da aula de Gil são as relações que ele traça entre o presente e o passado. “A wikipedia é a revolução francesa pura”, opina ele, “lá todos colaboram sem se preocupar em obter qualquer crédito”. A internet, de certa forma, é a promessa do socialismo: ela dilui as diferenças, fomenta a igualdade.
A marca de Gil é o bom humor ao passar o conteúdoA marca de Gil é muito senso de humor ao repassar o conteúdo

Segundo Gil, estamos na era do empreendedorismo digital. Neste contexto, quem ganha dinheiro na internet é quem vende inteligência. É o tal do “capitalismo criativo”. Ele dá outra dica: quando a internet está envolvida, a melhor coisa que as empresas têm a fazer é adotar a transparência radical. “Não adianta ir contra ou silenciar, temos que ser transparentes e assumir os erros rapidamente”, esclarece o professor.

Em certos momentos, a aula parecia um fórum; Gil mandava provocações aos alunos e eles rebatiam com exemplos de suas próprias empresas. Ângela Puccinelli, proprietária da editora Fábrica de Leitura era uma das alunas mais participativas. “Eu uso várias redes sociais, mas preciso me profissionalizar. Quero turbinar a minha empresa e me conectar com muita gente”, explica ela.

Em sua primeira aula, Gil discorreu principalmente sobre redes sociais e o poder delas. “Povoem as redes sociais! O objetivo desse curso é fazer com que vocês enxerguem um mundo diferente e participem dele”, incentivou, com o entusiasmo de sempre. Por sinal, em breve ele vai criar uma rede social para a turma trocar conhecimentos.
Prolixo, Gil discorre sobre o poder das mídias sociaisGil, discorre sobre o poder das mídias sociais.

A aula de Gil teve tantas referências que Adriana Araújo, profissional da área de marketing, abordou o professor e desabafou: “Assim eu vou ter uma taquicardia!” Se você perdeu essa aula, aí vai uma pequena amostra das redes sociais citadas por Gil:

www.ning.com
“É tão importante para a economia digital quanto as ferrovias foram na revolução industrial.”

www.elo7.com.br
“É uma comunidade de artesãos profissionais. Ser entrevistado por esse site dá ao artesão o mesmo endosso que um empresário teria ao aparecer na Exame.”

http://www.ether.com
“Uma rede que parte do princípio de que todo mundo domina um assunto, pode dar consultoria sobre ele e ainda ganhar dinheiro com isso.”

Mais sobre o Gil no blog:

>>>A internet à seu dispor

>>>>capitalismo criativo e a democracia das redes”

>>>>>Gil fala da transparência radical da internet

>>>>>>>Gil Giardelli e o mundo dos hiperlinks

Fotos por Alexandre Raupp.

Anny Baggiotto e e quipe foi uma honra, muito obrigado! :)

“Você lê primeiro no meu novo blog, vai lá clique aqui“

Enough by John Naish

No excelente livro “Enough” de John Naish. o autor escreve um manifesto para libertar o mundo sobre hyperconsumo.

O autor, prova que o hyperconsumo não acaba apenas com o planeta, mas tambem aumenta o nivel de stress e depressão. É o nosso aquecimento mental! (Acredite, a depressão, já é a segunda causa de morte no mundo)

Devemos alcançar o balanço sustentavel individual – respeitando pecularidades de cada ser –

Ser hyperconsumista é brega como a ditadora Imelda Marcos que dizia a todos os cantos “O melhor par de sapatos é sempre o próximo”

Robert Trivers da Universidade de Rutger, provou que ainda pensamos como naEra Pleistoceno – era geológica na qual a maior parte do planeta terra era coberto por gelo (aproximadamente de 2 a 10000 milhoes de anos atrás). Ou seja,  ainda seguimos nossos extintos selvagens, onde nossa mente nos estimulava a acumular mais e mais. (mentes da Era Pleistocena)

Portanto, “Relaxe, você já tem o suficiente”. Na era atual as coisas raras são tempo, autonomnia e espaço. Antes de acumular coisas, pergunte “Isto é algo que realmente eu necessito?” no paradoxo da escolha, este prodouto me trara realização?

Acha que é novo, no seculo XVIII o filosofo Inglês Jeremy Bentham criou o utilitarismo, e o “Felicif Calculus” teoria ética que responde todas as questões acerca do que fazer, do que admirar e de como viver, em termos da maximização da utilidade e da felicidade. A soma do bem comum e das dores dos indivíduos é o novo calculo, seria o FIB (Felicidade Interna Bruta)?

John Naish mistura todos estes ingredientes e ele diz que nossa sociedade de comunicação saturada, nossa mente precisa de espaço para pensar em novas possibilidades. Uma era onde gastamos mais tempo no trabalho, para comprarmos coisas, que não teremos tempo para aproveitar.

Já pensou nisso?

Abaixo a ditadura russia e revista Elife

“Você lê primeiro no meu novo blog, vai lá clique aqui

A liberdade no mundo esta sob ataque! Desestabilizamos a elite podre! Aquelas pessoas que gostam do atraso.

No Brasil os blogs Prosa e Politica, Pagina do E, Blog da Alcinéia Cavalcante e Blog Correa Neto foram condenados e atacados em praça pública, por aqueles que deveriam proteger a constituição a Justiça Brasileira. Sentenças de  juizes, que acham que são os reis do Brasil! Por exemplo, José Sarney, ganhou ação com valores acima de R$ 2milhões de reais contra dois blogueiros que acusavam o Presidente do Senado sobre casos de corrupção no Amapá ou Juizes como o do DF, que censurou o Estadão.com e proibiu o Jornal de publicar matérias sobre as falcatruas do Presidente do Senado o de nickname #forasarney

Mais a censura não é exclusividade Brasileira, a cubana Yoani Sánchez -criadora do blog ‘Generación Y’ apanhou e foi humilhada, veja aqui. Na França jovens são presos por baixar música na Internet. Veja meu post e-ditadura e a mordaça digital. Aqui

Lembre-se 95% das músicas baixadas este ano na Internet não foram pagas. Então se você baixou música e não pagou, você e outros 450 milhões de terraqueos são assaltantes, meliantes e petulantes. Somos?

Fotografia de Karen Kasmausky

“Você lê primeiro no meu novo blog, vai lá clique aqui

Datacenters em alto mar, para diminuir o impacto amibiental! Ser Frugal! A cada 8 horas de pesquisa no Google, consome-se o equivalente a um dia de energia na cidade de Las Vegas! Se nada fizermos sobre aquecimento global brevemente 2 milhoes de vidas serao ceifada! Fazer download de musica ajuda o planeta!

Veja abaixo a minha apresentacao sobre Green Tech, sustentabilidade e inovacao digital! Boas clicadas e Bon Voyage

Robot Fish

“Você lê primeiro no meu novo blog, vai lá clique aqui

O Brasil sempre foi considerado o pais do futuro, mas ele nunca chegava! Hoje, chegou e deu na mais importante revista capitalista “The Economist”

Uma Revista que um dia escreveu que crescemos a taxas tao minúsculas quanto nossos biquínis. Evoluímos, muito!

As materias afirmam que ate 2014 seremos a 5ª economia do mundo! Uma revista inteira destinada ao Brasil, 8 reportagens e um editorial! Comemore estamos no centro do palco mundial.

“O Brasil decola, agora o risco para a grande historia de sucesso da America latina e’ a arrogância” Somos arrogantes?

De acordo com a revista somos o numero 1º dos Brics (Brasil, China, India e Russia). Nunca tivemos estes três fatores conjuntamente – democracia, baixa inflação e crescimento econômico.

Mas a nossa fraqueza e’ “Muito dinheiro do contribuinte sendo gasto nas coisas erradas” por exemplo olhe em volta nunca na historia deste pais houve tanta corrupção.

Lembra que o TCU -Tribunal de contas da Uniao -, provou que nos jogos panamericanos o nosso suado dinheiro de impostos comprou a furadeira mais cara do mundo? Imagine na Copa e nas Olimpíadas.

E comemoremos, mas muito trabalho precisa ser feito. A revista lembra que o maior crime ambiental do mundo acontece me nosso pais, onde 75% das casas nao tem saneamento basico, E em um pais, onde possui coronelismo como  Jose Sarney (#forasarney), Renan Calheiros, Collor de Melo, Jader Barbalho e por ai vai, em um pais que cria martirs da intolerancia como a Geysi da #unibanfacts, caseiro Francenildo.

Onde um Jornal (O Estado de Sao Paulo) e’ impedido de trabalhar ha 105 dias porque esta sob censura (O jornal nao pode escrever nenhuma materia sobre o Sarney)

Para darmos um salto realmente exemplar, devemos seguir as palavras do Presidente do Santander e da Febrabam que inteligentemente disse “a refoma mais importante nao é previdenciaria, trabalista, tributaria….é de valores e isso nao vem do governo”

Brazil decola - Brazil take off The Economist

Inspirado na Revista The Economist e em artigo de Patrícia Campos Melo para o Estadao.

Cyberpunks os descobridores da nova era

Na wikipedia – Ciberpunk (de Ciber(nética)punk) é um sub-gênero de ficção científica que utiliza elementos de romances policiaisfilm noir e prosa pós-moderna.

Cyberpunk é um subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de “Alta tecnologia e baixo nível de vida” (”High tech, Low life”) e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração o mudança radical na ordem social. De acordo com Lawrence Person: ”Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros despóticos onde a vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ambígua e a modificação invasiva do corpo humano.”

+

Em Hyde Park, em LondresReino Unido – “existe o Speaker’s Corner (Recanto do Orador). No Speaker’s Corner qualquer cidadão pode fazer discursos criticando qualquer um, com exceção da Família Real e do governo inglês, sem temer problemas legais. Para discursar, o orador tem de estar sobre um caixote ou tablado pois, segundo a tradição britânica, o orador não pode estar sobre solo inglês, se o orador não estiver pisando em solo inglês ele estará isento das leis e tradições britânicas.

O primeiro grande protesto realizado no Speaker’s Corner aconteceu em 1855. O protesto foi descrito por Karl Marx como o início da revolução inglesa. Em 1866, a organização conhecida como Liga da Reforma usou diversas vezes o Speaker’s Corner para fazer discursos.”

=

Em 2009, teremos o “Speaker’s Coners Cyberpunks no Intercon

Porque nasceu o Cyberpunks, porque existe pessoas e idéias maravilhosas que não tem espaço nos grandes eventos. Porque o Brasil, precisa de novos pensadores, novos projetos, novos palestrantes! Evidente, é uma dicotomia, justo eu que sempre palestro pregar isso! Mas o fato é, precisamos de novos olhares e outras idéias. Portanto, convidei um time para soltar o verbo serem #hardcorepunkcyber!

E são eles:

Pedro SorrentinoAnnie MullerMarcioGilberto PavoniEric MessaGabriel JacobMartha TerenzzoAugusto Camargo,Diego Remuslu freitasRoney … veja programação em aqui

Vai ficar de fora? Se gostou divulgue ;) hashtag #interrcon #cyberpunks


cyberpunks Gil Giardelli e Tiago BaetaRainbow-SunsetDanny_Shine_Speaker's_Corner

No próximo dia 10 de Novembro, terá a ultima turma do Ações inovadoras em comunicação digital na ESPM em 2009! Espero muito que você, vá!

Quando eu e a ESPM criamos o curso, o objetivo foi criar novas formas e possibilidades de enxergar o mundo. Já são mais de 260 alunos em 4 edições.

Na última edição veja o que Marcelo Tripoli (iThink), Tore Haugland (Atope), Marcelo Negrini (LabOne Systems), Marcia Matos,César Pallares, Mario Faria, Cazé Peçanha (Gengibre),Cristina de Luca, Juliano Spayer, Sergio Storch, Sergio Amadeu, André Veloso, Valéria Brandini, Ruy Carneiro, Gabriel Jacob (AD!vertido) Paulino Michelazzo e Martha Gabriel,  noFlickr, Twitpic, Youtube, Twitter, Blog, Hashtag #inovadores ESPM e Picassa.

Monique Ribeiro escreveu aqui, aquiaqui e: “O primeiro impacto para mim foi a própria descrição do curso na home page da ESPM. Por ali já deu pra perceber com o que iríamos nos deparar, pois além de falarmos, discutirmos e aprendermos sobre novas tendências e revolução digital, faríamos uma revisão da história passando por Gutenberg para chegar até os dias de hoje e entendermos melhor todo o processo! Bingo! Logo na primeira aula, Gil Giardelli nos bombardeou com muitas informações e referências da história, nos fazendo refletir sobre o que é realmente novo e o que foi reinventado. Quebrou todos nossos paradigmas, criando muitas dúvidas, curiosidades e anseios pelas próximas aulas!”

Monique Ribeiro pediu demissão de seu antigo emprego e hoje trabalha em uma agência COOl.

Rodrigo Caetano escreveu um este texto “O que importa não é fazer a diferença, e sim fazer a diferença” — integra aqui — “…a minha inquietação aumentava cada vez mais, e me fazia refletir sobre o que de diferente eu realmente poderia fazer. Meus valores sofreram um certo abalo, pois entendi que para fazer a diferença temos de enxergar novos horizontes, mas antes é imprescindível aprender a se comunicar com quem está ao nosso lado e entender a nós mesmos. O que adianta ter tantos canais de comunicação se não temos conteúdo para propagar?”

Porem nada disso aconteceria, sem a equipe da ESPM, sem as “twitteiras e blogueiras convidadas” Mariana Alves elisandra Maioli Vai ficar de fora? Vagas limitadas!

Paulino Michelazzo fez um video exclusivo para o curso sobre a sua visão de inovação

Tripoli trouxe coisas fresquinha de Cannes. Cesar Pallares foi um grande pesquisador, palestrante e professor compartilhou conosco

Vivemos a ditadura da relevância em 140 caracteres? O que é pecha kucha? Em Social media, seguimos pessoas e não empresas? 1 Milhão segue um técnico de futebol no Twitter e apenas 12.000 segue o ForaSarney, tem algo errado no país? O mundo digital acabou com a carencia! Todo dia no seu email “Quero que você entre no meu Facebook”? Casamentos na era digital: Conheça pelo facebook, namore pelo skype, poste a lua de mel no youtube, avise a gravidez e separe-se pelo Twitter (by Tutty)

Embarque em 269 slides que eu criei para tentar entender esta nova humanidade! Boa Viagem!

Myfreeimplants é para mulheres pedirem doação p/ colocar silicone! Geração Generosidade ou sarcasmo?

Durante mais de dois anos, aqui compartilhei! Aqui aprendi! Porém, neste adorável mundo novo navegar é preciso! É preciso mudar! É preciso usar novos mapas, para descobrir novas terras!

Então, agora este blog esta aqui ou clique aqui, ou copie cole http;//www.gilgiardelli.com.br/blog

Todo conteúdo foi migrado, mas aqui ficará no ar para sua consulta!

Um muito obrigado, para você, você e você que navegou comigo, que mandou links, que espiou e não falou nada! Vocês são sensacionais! Obrigado 😉

O blog do Gil Giardelli mudo-se

Cada onda de barbáros que chegava no portões de Roma, dizia que era o fim de um império!

Acredite, adoramos o Google! Mas ele é um monopólio que guia mentes e corações! E no mais, ele faz parte da web digamos, 1.75 😉

o Twitter é a bola da vez, estão todos  lá, mesmo com as dicotomias:

Apenas um de cada 7 inscritos no Twitter colabora com conteúdo! A coisa foi tão rápida que quase ninguêm entende o que significa seguir e ser seguido!

Desconfio que alguns não iniciados , desconfiam que seg seguidores é uma nova @religião!  Já explicou para seu avós que você tem 100 seguidores? )

Porém, o império começa a ser questionado! Nasce Robo.to a vitória da humanização com relevância em 3 segndos você grava um video e deixa o recado! Sim, 3 segundos – em looping – muito menos tempo do que você gastou para ler este paragrafo!

Tem a Statusphere, centenas de inventivos e seus videos geniais! Ou não! 😉  Conectado com todas as redes sociais! Agora sim, você vira um estrela da Tv instantanea!

A empresa que lançou o Robo.to, tem como sócio o artista multimidia Justin Timberland e promete chacoalhar a era digital é a ParticleBrand! Eles repensam o mundo.com com o POP (uma linha, a sintese do imediatismo),  Crush3r (o convite para a sua festa privada), Smirk (avatares em vídeos) e o UoooTV, (inexplicável e hilário, vai lá!)

robo_to

Uma dualidade! Leve e contundente, tenro e multimidia, sereno e agitado, antenado e conectado. Um bate papo sobre as nuances digitais, espiritualidade, politica, convicções, CQC, literatura e o Brasil com o simplesmente otimista Marcelo Tas. Foi a convite dos inventivos “Peabirus” e dos inclusivos “TeiaMG” sob a batuta inteligênte de Marina Miranda e do vanguardista Rodrigo Mesquita. Em uma manhã com gosto de guarda chuva, pois no dia anterior a chuva afundou São Paulo

Marcelo Tas conta sobre a casa dele, sem energia perdida, em algum ponto de uma bela montanha! Afirmou que os politicos não nos importam mais, que já perdemos muito tempo com eles. O que importa são todos serem agentes de mudanças e fazerem politicas!

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.Economia altruista

Seja honesto

Todos adoram uma listinha! Temos listas para tudo. Então, fiz um monte de listinha para você navegar!  Já estou fazendo minha lista de ano novo! Então preparei algumas listas para você, que andei coletando na constelação digital! Pode flutuar, sinta-se a vontade1

Uma lista de empresas para você conhecer! (Ainda não abriu a sua?)

A caravela digital navega rapidamente,  uma comunidade de empreendedores digitais e startups na The Incubartor! Entenda a Economia digital pela Camara-e.net  neste blog generoso!  Os pontos altos e baixos da vida do CFO de uma Startup aqui O maior marktplace B2B,com o sugestivo nome de Alibaba! Alta tecnologia e inovação para a saúde em Affymetrix. A maior agência digital do planeta, com o mote “O futuro nos inspira, nós trabalhamos para inspirar” Akqa! O Futuro é solar com a Ausra! Robôs que fazem a diferença Irobot! Quem pode somar o “Retorno sobre a atenção” ROI x ROA a OmniturePayless como uma loja de sapatos fundada a mais de 60 anos se tornou uma potência digital Suspirei no filme UP! Era o futuro 3D, invadindo nossa vida. Culpa da RealD!

Lista, lista e listas! (Chega de Idiocracia, menos Tv e mais livros)

Coloque na sua lista Onipresente o livro do Cavallini, o e-book “Inovação: uma demanda crescente” de Cezar Taurion da Ibm, o @e-book Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu em uma mesa de bar)” de Juliano Spyer

Veja as listas da Readwriteweb:  Top 10 International Products  Top 10 Consumer Web Apps Top 10 RSS and Syndication Top 10 Mobile Web Products  Top 10 Enterprise Web Products

A lista do cavalheirismo digital da Wired Você entendeu as novas etiquetas sociais da sociedade digital?

Não “google” antes do primeiro encontro. Se uma chamada de celular cair, retorne de volta. Sim, você pode “enviar sms” ao lado dos outros. Conheça os amigos online no mundo real, deixe seu wi-fi aberto (Porque não?),  não use fotos antigas no seu perfil, não use ringtones irritantes, ninguém precisa escutar suas conversas no Nextel, não trabalhe todo o tempo (você vai se arrepender) e nunca “Unfollow” alguém apenas porque ele “unfollowed” você! Veja a lista completa aqui.

Seja um Green Tech! É moderno, simpático, inteligente e salvará o planeta!

Uma lista das tecnologias que vão mudar o mundo do Instituto Gartner que vão impulsionar a web 3.0, a web das coisas!

Elas são computação verde, comunicações unificadas, implicações multinúcleos, gerenciamento de metadados, virtualização, computação na nuvem, mashups, servidores em tecido, internet do mundo real e software social. 

Computação verde – Mais do que uma tecnologia específica, computação verde é uma nova filosofia que visa à sobrevivência do planeta e da humanidade, pela mudança de comportamentos, de forma especial a redução do consumo de energia, as emissões de carbono e o lançamento de substâncias perigosas no meio ambiente.

Virtualização é o conjunto de recursos ou de ferramentas de software que permite a multiplicação virtual de recursos de um computador (como hardware, sistema operacional e aplicativos) para utilização remota por usuários pré-determinados. 

Computação em nuvem é a utilização intensiva da internet 2.0 como recurso principal de computação e que assegura quatro qualidades básicas: garantia do serviço, pagamento pelo uso, acessibilidade ubíqua (via internet) e escalabilidade 

Mashups – No jargão de TI, mashup é um website ou uma aplicação da web que usa conteúdos de duas ou mais fontes para criar um serviço novo e completo, como, por exemplo, quando se combinam dados de fontes como eBay, Amazon.com, Yahoo e Google.

Servidores em tecido (fabric servers) são avanços que permitirão o tratamento de memória, processadores e interfaces de entrada e saída como componentes de um conjunto, combinando-os e recombinando-os de modo a atender a necessidades específicas. Esses servidores em tecido decorrem dos grandes saltos da microeletrônica, como os processadores multinúcleos, que em breve chegarão a 32 núcleos para processamento em paralelo.

Internet do mundo real (real world web) é a expressão que designa situações nas quais a informação da internet é aplicada a determinado local, atividade ou contexto. Nela, a tecnologia é usada em tempo real, com base em aplicações específicas. Assim, enquanto uma lista de endereços impressa a partir da web não reage a mudanças, uma unidade de navegação GPS, por outro lado, oferece orientações em tempo real que reage a movimentos, refletindo muito mais a realidade do que qualquer informação virtual.

Software social – Até 2010, o ambiente corporativo da Web 2.0 vai experimentar um fluxo considerável de inovação de produtos e novos entrantes, incluindo start-ups, grandes fornecedores e companhias tradicionais de colaboração. Podemos esperar uma consolidação significativa, com os concorrentes buscando oferecer soluções robustas de Web 2.0 às empresas. 

Outro mundo é possivel

Comunicações unificadas – referem-se à integração de serviços e tecnologias que permitem, por exemplo, a localização do executivo por intermédio de qualquer forma de comunicação, seja audioconferência (telefone fixo, empresarial ou residencial, celular), videoconferência, telepresença, e-mail ou outra forma, graças ao uso de softwares especiais e do protocolo IP que unificam todos esses sistemas de comunicação.

Implicações de multinúcleos – O uso de chips com diversos núcleos proporciona expressiva economia de energia e tem grande impacto sobre a produtividade das empresas. Um chip Quad Core (4 núcleos) produz mais  e consome menos energia por núcleo. O mesmo deverá ocorrer com os de 8, 16 ou mais núcleos.

Gerenciamento via metadados é o sistema de administração das informações empresariais (EIM, de Enterprise Information Management) diretamente ligado à arquitetura orientada a serviços (SOA, de Service Oriented Arquiteture) e à plataforma de processamento de negócios (BPP, de Business Process Platform). Metadados são aqueles que transcendem os dados ou a eles são adicionados, para tornar mais fácil sua organização e utilização.

Ethevaldo Siqueira fez uma explicação para a humanidade digital, veja integra aqui

E voce tem uma listinha ou algo para contribuir? Post aqui! ;@)

Na próxima semana no dia, 15 de Setembro inicia-se a quarta turma do Ações inovadoras em comunicação digital na ESPM. . O Curso nasceu para estimular a Inovação, experiência e criatividade digital, para abrir uma discussão sobre critérios da “nova WEB”, Humanidade 4.0, Relacionamento.com, Inovação coletiva e o poder das redes sociais, a economia colaborativa, os antigos dilemas, as novas tendências e o novo consumidor.

A Pluralidade é a tônica do curso, os alunos são profissionais de gigantes de TI, de empresas que ainda não estão no mundo digital, de microempresas inventivas, de pessoas que viraram a mesa e procuram novos olhares profissionais! Porem, ninguem é aluno, todos compartilham, ensinam e criam na nova economia criativa. Não usamos velhos mapas para descobrir novas terras! Vanguardistas, lá, não existe educação em uma via, tudo é coletivo! Como a aula disruptiva em um sabado no Jardim Botânico Veja a cobertura aqui com Ana Laura e seu Nanuvem

No Curso tento aplicar a Escola dos Deuses onde: “Fundará uma escola do Ser, para quem tem um sonho a realizar … Nela se ensinará que o sonho é a coisa mais real que existe … Que isso que a humanidade chama realidade não é outra coisa se não o reflexo do seu sonho. Criará uma Escola da responsabilidade, uma escola para filósofos de ação, em que ensina que felicidade é economia, que a riqueza, o bem estar e a beleza são direitos de nascença de todo ser humano”

Nesta edição além da nossa rede social exclusiva , blog da classe, teremos em toda a aula, dois Twitters convidados para compartilhar com todos sobre o que está acontecendo lá! #inovadoresespm.

Já Passaram pelo curso mais de 200 alunos e a cada edição, convido profissionais de destaque em suas áreas para compartilharem sua experiência! Inventivos como Emerson Calegaretti (Guia Mais), Romero Rodrigues (Buscapé), Bob Wollhein (Sixpix), Kazi (Colméia), Martha Gabriel (MD), Marcelo Castelo (F.Biz), Max Petrucci (Garage), Manoel Lemos (Blogblogs), Ricardo Cavalinni, Patrícia Andrade (TV1), Suzana Alpenbaum (Hello), Cesar Paz (Ag2), Pedro Guasti (e-bit), Edney Sousa (Interney), Paris Piedade (Realmedia), Juliano Spyer (Conectados), Marco Chiaretti, Marcelo Negrini, Viviane Vilela (Sebrae), Marcia Matos (Sebrae), Rene de Paula (Microsoft), Drica Guzzi (Escola do Futuro/USP), Silvia Bassi (!Now digital), Lu Freitas (Lady Bug), Hernani Dimantas (USP), Fabiano Coura (Neogama) Ricardo Almeida Tore Haghland Michel lent Eduardo Vasques entre outros, já colaboraram com o conteúdo do curso.

Veja aqui as observações do editor do NowDigital! sobre a aula de Paulo Henrique Amorim! Leia o que escrevi sobre as outras edições aqui, aqui aqui. Conheça os InovadoresESPM no NING. O Flickr da LuFreitas sobre as aulas!

Turntable_pizza_animation

O Video do CIC ESPM, e os conceitos do curso

A equipe CIC ESPM

Aula no Jardim Botanico



O tempo não é marcado por dias e sim por trilhas sonoras! Lembra daquela música que tocava no colegial? Aquela música que tocava com a turma do bairro? A música do primeiro beijo? 

A Revista Vida Simples publicou que a Universidade da Austria está usando musicoterapia, prescrevendo músicas para pacientes com depressão e hipertensão. “Depois do diagnóstico,  a pessoa vai para casa com um aparelho MP3 contendo a receita (ou a playlist) dos remédios. As músicas são sempre composições originais, prescritas conforme o quadro do paciente. O tratamento funciona, porque muitas doenças derivam da mente e a música tem comprovados efeitos positivos sobre ela.” 

Então, a democracia das redes sociais tem um cantinho musical para você! Tunerooms é a versão digital da fogueira e o violão. Seja um empresário musical no “MinimunNose, Toque com gente lá do outro lá do mundo no Kompoz, IndabaMusic,  sua gravadora mundial será a SoundCloud!

Seja um DJ das massas em jamglue, mixmatchmusic! O caçador de talentos musicais no wemix Faça remix dos genios musicais em yourspins

Precisa de um sampler de 60′ segundos para criar uma música genial, use Rifflet.

A pioneira Pandora, que inspirou a todos. E o meu pirata preferido agora na versão mobile o Limewire

Deseja entender a música 3.0 veja a apresentação de Oscar Celm ou de Gerd leonhard no Music 2.0 de Barcelona.

Música 2.0 e 3.0

Vladimir Kush

Houve uma vez dois filósofos e políticos alemães – Marx e  Engels – que tiveram que abandonar a Alemanha á força.  Souberam perscrutar o futuro e escreveram o “Manifesto comunista”, profetizaram a economia criativa e solidária, em um mundo igualitário e fraternal!

Leia e confira, parece que eles eram dois seres digitais escrevendo em seus blogs e Twitters palavras da nova ordem e da Revolução digital?

Há 161 anos, Marx, Engels e seus amigos falavam da criação da ”liga dos Justos”, da sociedade Democrática para a união de todos os Povos, do Idioma Universal, de uma sociedade nova, de sentimentos fraternais, de que todos os homens são irmãos, de um congresso democrático global, de todas as nações  triunfar,  da fraternidade universal, da liberdade do comercio, da cidade de vanguarda, das garantias da harmonia e da liberdade, dos armazéns de trabalho, da filosofia da miséria“ e da miséria  da filosofia, da indiferença política, da Liberdade religiosa, da liberdade de consciência e da consciência social.

Confesse, não parece a nova web? Eram utopistas? Somos utopistas? Outro mundo, é possível? Seres humanos de todos os países, uni-vos!

E como se tivessem acabado de sair de uma inteligente discussão de uma rede social, marcam a história com:

”Tudo o que era sólido e estável evapora-se, as criações intelectuais de uma nação tornam-se propriedade comum de todas e nascerá uma literature universal.

E olhando os séculos da história da Humanidade constataram:

”Toda a história tem sido uma história de lutas de classes, de lutas entre classes exploradas e as classes exploradoras, entre as classes dominantes e as classes domindas.” Opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa Guerra ininterrupta, ora aberta, ora disfarçada: uma guera que sempre terminou ou por uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou pela destruição das duas classes em luta.

Suprimi a exploração do homem pelo homem e teres suprimido a exploração de uma nação por outra.”

“Marx era, antes de tudo, um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir” Engels homenageando Mark em seu funeral! Lembra do conceito digital “Você é o que você compartilha”?

Bem vindo a era da inovação coletiva e a democracia das redes sociais, você é meu convidado especial para em Outubro estudarmos no Curso “Startups economia criativa e empreendedorismo digital” Será que exsite uma economia criativa?

Veja também @-Camaradas, a revolução é sem armas porém digital!

Ilustrações do sensacional neo-surealista russo Vladimir Kush

As revoluções são a locomotivas da historia - karl Marx ilustração Vladimir Kush

Os tigre e o budismo

Eu acredito que a educação é a única forma pacifica de mudar o mundo!

Olhe em volta é o fim do mundo, mas não de forma apocaliptica, é o fim de um mundo velho, hipócrita, mentiroso! É o nascer de um novo mundo, real, honesto, é o renascimento da “Liga dos Justos”. Acredito que o “educador” deve fazer com amor, amor e amor! O “educador” tem que sonhar e perseguir, que sim outro mundo é poss

Há 10 anos palestro, o primeiro evento de Internet no Brasil no MAM, lá estava eu – organizei, fiz a curadoria e mediei! Lembro que na reunião pré-evento, um grande amigo disse “Gil, irão no máximo 150 pessoas” – foram 350 pessoas e quase o dobro de inscritos na lista de espera! 

E agora, viajo o Brasil e acreditem se a minha palestra colaborou para mudar a visão de ao menos um na platéia, ganhei o dia! Fico madrugadas criando a palestra, fico madrugadas imaginando uma “economia criativa” e “um mundo diferente” e  já são quase 50o palestras!

Dias destes, palestrei para mantenedores de uma grande universidade Paulista, que discussão inteligente! A minha palestra acabou as 17 hrs! Eles resolveram fazer uma reunião para discutir a revolução digital e a educação! Depois, me falaram que ficaram até quase as 22 hrs construindo novos mapas! Como dormi feliz aquele dia, porque enxerguei naqueles educadores o brilho da mudança e a vontade de revolucionar! 

Quando recebo um comentário aqui no blog falando sobre a minha palestra, ou o e-mail de um ouvinte ou ex-aluno que virou a mesa e jogou fora seu “velho mundo” para criar um novo mundo! Adormeço feliz e agradeço a Deus por me dar esta possiblidade de parlar, parlar e parlar! No mundo atual a única “coisa”que não conseguimos comprar é o tempo! E sempre penso, quanto custa o tempo de cada pessoa aqui! Quanto custa o tempo de pessoas que mudaram suas agendas para assistir a minha palestra ou se inscreveu em algum curso que leciono?

Então fica meu muito obrigado por você que foi me escutar! Meu muito obrigado por você que organizou o evento e me convidou para falar! Meu muito obrigado por você que ajudou a divulgar – mesmo que foi apenas contando suas percepções para sua esposa. Seria uma honra saber o que você achou?

Percebeu, como sou apaixonado em dar aulas e palestras! Então;

Em Agosto

Dia 26.08 a convite de Giovane Heleno estarei no “Circuito Senac de Ti” em Franca. 

Sabado dia 29.08 estarei em Brasilia para palestrar no “14 Encontro de Design e Tecnologia Digital”Arteccom a convite das talentosas e lindas Adriana Melo e Cristiane Dalmati. 😉

Em Setembro

Com o convite do Dr. Luis Carlos de Sá Carvalho um dos arquitetos da politica de tecnologia do Brasil, vou moderar a aréa Redes Sociais: Experiências e oportunidades criativas na Rio Info 2009. Com os sensacionais Cristina De Luca, Marcos DantasCarlos Nepomuceno e Martha Gabriel,  Vagner de Santana e Sergio Amadeu.  Dr. Luis Carlos, muito obrigado pela confiança e ensinamentos! Você é um ser humano impar! 

Aproveitando a minha ida a cidade Maravilhosa, a convite do #digitalis Marcel Cohn palestrarei para Jovens empreendedores na Instuição comunitária Hillel 

Em São Paulo, dia 15.09, sob a minha coordenação começa a 4 edição dos Ações inovadoras na ESPM! Imperdível e quem fez recomenda! Pergunte? Inscreva-se!

Dia  23.09 na Fatea- Faculdades Integradas Teresa D’Avila em Lorena no Encontro de educadores! Uma Faculdade e alunos sensacionais! 

Em Outubro

A convite da Profª Drª. Anny Baggiottona da ESPM Porto Alegre chega a primeira edição do “Ações inovadoras Inscreva-se aqui!  

Em 24.10 palestrarei na 10 Edição do IHRSA – Fitness Brasil Latin American Conference – Fitness e Tecnologia combinam acredite!

Em novembro

Farei a Curadoria da aréa “Novo olhar digital” no Intercon 2009! O sensacional evento do “terrible enfant” Tiago Baeta! Sem palavras, vai lá!

E também, neste mês o lançamento do meu livro “A Humanidade 5.0” espero você no lançamento! ;0)

Em 2010

A convite de Renata Motta e Camila Duprat vamos inovar no “Conexões Tecnológicas” do Instituto Sergio Motta! Aguarde! ;0) Será uma honra trabalhar com vocês, e repensar a arte e o mundo digital

Logo, logo

Este blog irá se mudar para o que você achou?

 Cada palestra é diferente, só o fim que repito: “A inovação não é toda história, mas é uma grande história onde não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras!”

Espero ve-lo em um dos eventos! E assim vou jogando sementes! O capitulo acadêmico, navega veloz! Thanks God!

budismo e tigres

Burningman

Está com planos para mudanças? Não enxerga os novos revolucionários? Não percebe uma nova maneira de ver o mundo? Faça como os inventivos abaixo! Em Setembro estude comigo nos Ações inovadoras da ESPM e compreenda como tudo isso aconteceu e você praticamente não percebeu!

Artistas digitais que não se empanturram!

No meio do deserto novas formas de expressão, arte e olhares! Lá não existe comércio, tudo é troca! E no final coloque fogo no que é material, leve de lembrança apenas o espiritual! Com vocês o intrigante Burningman!

Crie novas experiências sensoriais aumentando os espaços das mégalopoles com o Cyberartista Pablo Valbuena, ou redescobrindo percepções com o trabalho coletivo e digital do Memory Cloud.

Reinvente a exposição de arte nas megalopoles com Grand openning

Quando a dança se tornou digital com Recoil Performance! Cuidado na Selva do futuro do Polygon!

Sai da frente do computador e faça arte crowdsourcing com o Improv Everywhere!  

A sustentável levez do ser!

Seja um guerrilheir da paz! Coloque flores, vida em sua cidade com os e-voluntários do Guerrrilla Gardening, em vez de balas, são flores! Poético não?

Em tempos acelerados, saborei uma nova forma de fazer uma refeição com Eric Ripert

Conheça um estilo de vida totalmente diferente da nossa conectada e urbana, conheça o batimento cardiaco de alguém do outro lado do mundo com o “The Wale Hunt” Sensacional!

Confunso incidente

Pense sustentável com o Yiahn! Facilite sia vida com o Buglabs! Congestionado, sem tempo para cuidar da sua saúde HelloHealth!

A falta de energia elétrica, é um problema do nosso século a Frog Design pensou em algo para você economizar, ser elegante e salvar o planeta com sua Led Light Bulb!

O prazer de trabalhar!

Seja um criativo 3-d e co-parceiro no Shapeways! Precisa de colaboração na economia criativa? Use o Collabfinder, ou o Ponoko

Chame Johnny para ajuda-lo a resolver os problemas da matemática moderna!

Na economia criativa escritório é algo da pré-história da economia moderna! Porém as vezes você precisa reunir a equipe em algum local. Então use Work at jelly e Cityzenspaces!

A educação de sócrates na era digital!

Já disse e repito a educação mudou! Todos ensinam, todos aprendem! Saiba o que é um PechaKucha Night ou desconferência presencial em InterestingNy, Pecha-Kucha, Barcamp e Nerdnite! Aprenda coisas diferentes, detalhes da vida em locais charmosos e diferentes como The School Of lIfe, Escola São Paulo e Casa do Saber

Conheça, aprenda e faça projetos inventivos na rede social Instructables!

Sem tempo para pensar!

Pense a longo prazo! Dificil na sociedade imediatista? A Long Now Foudation é uma instituição que cuida de pensamento a longuissimo prazo, criou um relógio para os próximos 10 mil anos e o Rosseta Project para preservar linguas que serão extintas, se nada for feito!

Sua vida está uma bagunça, depois deste post ficou mais bagunçado? Alguém já pensou em você, e nasce da Geração G o Allof.me

Como encontrar soluções para os grandes e pequenos problemas da humanidade? Coletivamente no Superstructure, oras! Vamos juntos inventar o futuro!

Polaridades da história

Um novo jornalismo “O artigo está morto, a história é o rei” Então, no Newsless a história nunca acaba! Vai lá colaborar!

Jogar em rede com seu smartphone use Parallel Kingdom! A humanização da Internet com a voz do Gengibre ou do Chips! Gostou do empurrão? Vai inovar ou vai ficar carregando burrinho! 

Agradecimentos especiais a Martha Terrenzo que me emprestou o sensacional livro da PSFK “Good Ideas in 2009para Márcia Matos e Viviane Vilela que sempre incentiva-me a pesquisar e trazer mais links ;0)

memory cloud

Grupo Corpo

 No Grupo Corpo são saltos e sublimes toques em uma explosão de cores! Uns dizem que é energia contagiante, mistura insólita, liberdade, verticalidade clássica, vocabulário novo, múltiplo, música mágica, retalhos da nossa cultura o retrato do Brasil mestiço e globalizado! Do bRasil honesto e inovador! Do Brasil miscigenado e vanguardista! A mistura de Bach, com baião! 

No programa do espetáculo Guy Darmet escreveu “Esta noite nasce uma nova obra criada com suor e paixão … A dança não morre nunca e se renova a cada dia. Vamos compartilhar o prazer da descoberta, comemorar a reinvenção permamente dos artistas, dar-lhes coragem e em unissono oferecer nossos “bravos” a cada um desses artesãos do sucesso”

 Já aplaudi eles em São Paulo e Londres. Ontem, novamente, aplaudi de pé, sorrindo, gritando bravo, bravissimo! São cinco continentes que aplaudem, durante minutos e todos gritando bravos! Esse é o Brasil que inova, constroi e nos dá orgulho! 

Em tempos de falta de ética, para estes Brasileiro de Belo Horizonte que criam obras primas da dança “a espera de infindaveis cafezinhos e pães de queijo!” e inovação com musica e corpo!  Para estes Brasileiros que sabem o que é trabalhar em Grupo! Aplaudo de pé, leve como uma “borboleta” ao lado de um lindo e delicado sorriso ;0) 

Ainda dá tempo de você aplaudir também! Aqui

grupo corpo parabelo 1997

metro superlotado são Paulo

“As sete horas da manhã, a cidade está trabalhando. As ruas fervilham. Crepitam, roncam. São Paulo não é uma cidade. São Paulo é uma turbina em que milhões de mêcanicos se agitam alucinadamente. O ar treme. Estamos no porão de um navio. Esquentamos as máquinas. Agora, a partida não vai tardar, é uma cidade de alto mar… São Paulo é pesado e rude, sem alma nem virtude e, no entanto, um esplendor, um dos lugares enfeitiçados da nossa época?” Gilles Lapouge! 

Recentemente o Language Monitor colocou São Paulo como um das dez cidades mais Fashions do mundo! Repara-só, quanta efervescência criativa nas ruas de São Paulo! 

A Revista Wallpaper destacou a arquitetura de São Paulo! São Paulo na década de 90 foi eleita a Capital Mundial da Gastronomia existem mais de 50 tipos de cozinhas da mongólia a Sueca, do Tibet ao Vietnã! 

Aqui cabe gente do Sul, Norte, de outro continente! Cabe todo mundo! Olhe em volta, tem gente do mundo inteiro! Eu sou o retrato de São Paulo, meu pai filho de italianos e minha mãe filha de índios e mulatos! Aqui cabe você, você e você! Passei minha infância colhendo tartarugas na praça de república e nos dias quentes nadando no chafariz da praça da Sé! Garotos inconsequentes minha mãe falava ;0)

Então eu compartilho com você, vem pra cá e caminhe no jardim Botânico e o esplendor de Burle Marx. Vá até o pavilhão Japonês no parque do Ibirapuera. Veja a elegância dos jardins, embriague-se na Vila Madalena, pedale por moema e contemple a grandiosidade da Avenida Paulista, seus cinemas, seus museus e seus sorrisos!

Vá até  a barulhenta 25 de março, a oriental Liberdade, a elétrica Santa Efigênia, adentro no Centro de São Paulo, comece no opulente Colégio Caetano de Campos, cruze a Onipotente Catedral da Sé, a charmosa casa da Baronesa de Santos, a simplicidade do Páteo do Colégio, as cores do Viaduto do Chá e a Grandiosidade do Teatro Municipal escorregue na trepidante zona menestrel e sua boca do lixo. Perceba a dualidade de São Paulo. Rica e miserável, bela e feia, acolhedora e assustador. 

Ai você vai entender o que Lapouge quiz dizer com “Você caminharia durante semanas por todas essas ruas, consultoria dez mil guias e mapas, perguntaria o caminho a todo mundoe jamais entraria na cidade. Então, essa cidade, que coisa enervante, onde ela está? Você está reduzido a imagina-la, e que cidade será esta, para ter direito a um subúrbio desses?”

Seja bem vindo, e quando visitar São Paulo se desejar serei um sorridente guia! ;0)

E você conte para nós sua história de São Paulo, conte para a Humanidade 4.0 o que você recomenda nesta cidade? Compartilhe!

Este post está em Beta e será sempre atualizado! ;0)

 

Avenida São João em São Paulo em 1952 São Paulo hoje